Novas estatísticas mostram GA crescendo mais rapidamente no Brasil

LABACE Convention News » 2013 Edição portuguesa
August 11, 2013, 9:10 AM

Com um total de 13.965 aeronaves, a frota de aviação geral do Brasil somavam quase 900 unidades a mais em 2012 que em 2011, de acordo com os dados divulgados esta semana na terceira edição do Anuário Brasileiro de Aviação Geral. O anuário, que é publicado pela ABAG, Associação Brasileira de Aviação Geral, mostra que a frota local cresceu 6,7 por cento no ano passado - um aumento um pouco maior que a taxa de 2011 para 2012.

Acréscimos à frota incluem seis trijatos, 95 bijatos, 119 monos e 56 helicópteros bimotores. Esta nova edição do anuário também inclui uma vasta gama de dados a respeito da frota de brasileira de aeronaves executivas. Estima-se o valor em conjunto do mercado local em 13,6 bilhões para o ano passado, o que representa uma alta de 16 por cento em 2011.

Os números avaliados jogam luz sobre a composição da frota. O total de 16 trijatos no país representam 0,11 por cento da frota em números, mas 4 por cento em valor. Um total de 35 por cento do valor da frota brasileira é representado por bijatos, outros 23 por cento são helicópteros bimotores e 13 por cento são aeronaves com duplos turbopropulsores de asa fixa. As 8.008 aeronaves de pistão simples representaram 57 por cento da frota total em 2012 mas apenas 7 por cento do valor conjunto.

A ABAG começou a publicar o anuário para tornar as informações a respeito do tamanho da frota mais prontamente disponível para os reguladores. As autoridades brasileiras têm que lidar com uma situação em que a crescente demanda por serviços de aviação comercial coloca pressão na limitada infra-estrutura de aviação do país.

A Yeb Inteligência de Mercado, que edita o anuário, utilizou os dados mais recentes disponíveis em três órgãos do governo para traçar um perfil do tráfego da aviação geral nos maiores aeroportos do país. Por exemplo, em 2012, voos de instrução aumentaram 63 por cento e ultrapassaram os táxis aéreos para se tornarem o segundo maior grupo de operações GA com um total de 25 por cento das movimentações. Outra surpresa é que em 2012 os helicópteros foram o tipo de aeronave mais utilizado, representando 35 por cento dos voos GA.

Para os 20 aeroportos mais movimentados, informações como comprimento da pista e espaço de pátio são dadas, assim como algumas características dos aeródromos onde as conexões são feitas: públicos ou privados, pavimentados ou não, dentre outras. Tabelas indicam o tipo de aeronave utilizada em cada aeroporto e o motivo dos voos.

A frota brasileira também está dividida em estado e região. A região centro-oeste foi a que mais cresceu, 8 por cento, e 44 por cento da frota total está localizada nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.

FILED UNDER: 
Share this...

Please Register

In order to leave comments you will now need to be a registered user. This change in policy is to protect our site from an increased number of spam comments. Additionally, in the near future you will be able to better manage your AIN subscriptions via this registration system. If you already have an account, click here to log in. Otherwise, click here to register.

 
X